quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fenomenos Naturais: As Colunas de Basalto

Derivadas de erupções vulcânicas relativamente recentes, as rochas denominadas basaltos podem ser encontradas em toda a crosta terrestre, às vezes configurando curiosas formações com aspecto de colunas.
Basalto é uma rocha ígnea compacta, dura e resistente, cinza, negra ou azulada, oriunda da solidificação de lava. De granulação fina, apresenta cavidades diminutas, causadas por gases.
Os principais componentes dos basaltos são os minerais denominados piroxênio, ou augita, e plagioclásio cálcico, ou labradorita. Entre os minerais acessórios podem ocorrer olivina, hornblenda, magnetita, feldspato alcalino, quartzo-apatita e vidro. Os tipos químicos-mineralógicos mais freqüentes são o olivina-basalto, que contém grande quantidade de olivina, e o basalto toleítico, caracterizado pela presença de quartzo e feldspato alcalino. Sensíveis ao intemperismo ação de elementos atmosféricos e biológicos que altera a composição dos minerais, os basaltos tomam facilmente a cor parda ou vermelha, por oxidação de compostos de ferro. A chamada terra roxa dos estados de São Paulo e Paraná, rica em nutrientes minerais para as lavouras, é um produto final de alteração de basaltos.
Existem grandes formações de rochas basálticas no mundo, como o planalto do Deccan, na Índia, e o derrame da bacia do rio Paraná. Este último é provavelmente o maior do mundo em área e volume, tendo originalmente ultrapassado um milhão de quilômetros cúbicos de lava extravasada. Atualmente, recobre enormes áreas das regiões Centro-oeste e Sudeste do Brasil, todos os estados da região Sul, a província argentina de Corrientes e o sudeste do Paraguai.
O basalto é usado sobretudo como cascalho, base para a fixação de dormentes e trilhos ferroviários, e na mistura asfáltica empregada na pavimentação de rodovias. Sua granulação fina favorece o polimento, o que o torna extremamente escorregadio e impróprio para pisos.


Fenómenos Naturais: Maré Vermelha

O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

Contudo, a ocorrência desse evento não condiz com sua denominação, visto que a coloração da água na superfície do mar pode variar, e para dissociar tal acontecimento natural à pigmentação, comumente avermelhada, mas também com tonalidade marrom, esse pode ser denominado, com mais coerência, por apenas “floração de algas nocivas”.


As causas relacionadas a esse acontecimento são as seguintes: alteração na salinidade, oscilação térmica da água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto doméstico nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de 0 a 200 metros de profundidade), consequentemente afetando o comportamento das espécies planctônicas.


A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) das mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo, a morte em larga escala de peixes e moluscos. Em geral, os organismos filtradores são os mais atingidos.


Outro aspecto evidente é o bloqueio efetuado pela camada de algas, impedindo a incidência e passagem de luminosidade, atenuando o processo fotossintético com diminuição dos níveis de oxigenação da água.


No ser humano pode causar danos à saúde (diarreia, problemas respiratórios e circulatórios), caso seja contaminado pelas toxinas ingeridas através do hábito nutricional, com acúmulo de substâncias nocivas em tecidos de animais marinhos (ostras, camarões e peixes) que servem de alimentos ao homem. Além de prejuízos econômicos, relativos à produtividade pesqueira.


                                          Fenómeno Natural Maré Vermelha Flórida


Fonte: www.brasilescola.com/biologia/mare-vermelha.htm

quarta-feira, 2 de março de 2011

Fatores Superficiais - O Ciclo da Água

A quantidade total de água no planeta - em forma líquida, sólida ou de vapor - é invariavel. Pórem, a água presente nos diversos ambientes - Oceanos, rios, lagos, nuvens, chuva, picos nevados ou pólos - está em constante movimento. Esse processo de recirculação é conhecida como o ciclo da água. Tem ínicio com a evaporação da água da superfície terrestre. O vapor d'água umedece o ar durante sua ascensão, resfria-se e condensa-se em forma de nuvens. Em seguida, as gotas d'agua precipitam-se de volta à superfície em forma de chuva, neve ou granizo até voltar a evaporar, fechando o ciclo.

Evaporação: com o calor do Sol, a água dos oceanos, rios, lagos e suérfícies congeladas esquente e transforma-se em vapor, carregando o ar de umidade. A evaporaçãoproveniente do solo úmido e da vegetação reforça o projeto. Em conseqüencia, formam-se nuvens.

Condensação: Para o vapor d'água condensar e formar nuvens, o ar deve conter núcleos de condensação, que permitem as moléculas de água formar microgotas. Para que exista condensação é necessário que a água esfrie.

Precipitação: O vento arrasta as nuvens para o continente. Quando o ar úmido esfria, condensa-se e cai como chuva, neve ou granizo. 

                                                     Ciclo da água

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Preservação do Meio Ambiente

Devem ensinar, as crianças, que o solo a seus pés é a cinza de seus avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que é enriquecida com a vida de nosso povo. Ensinem ás suas crianças o que ensinamos as nossas crianças: que a terra é nossa mãe. Tudo o que ocorrer com a terra, ocorrerá aos filhos da terra. Se os homens desprezam o solo, estão desprezando a si mesmos...
O ar e preciso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro - o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. O homem branco parece não sentir o ar que respira... Os rios nossos irmãos, eles saciam nossa sede. Os rios transportam nossas canoas e alimentam nossa crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar as suas crianças que os rios são nossos irmãos, e seus também, e você devem, daqui em diante, dar aos rios a bondade que dariam a qualquer irmão...
Não um lugar calmo nas cidades do homem branco. Nenhum lugar para escutar o desabrochar das folhas primavera ou o bater das asas de um inseto. Mas talvez seja porque eu sou um selvagem e não compreenda. O ruído parece apenas insultar os ouvidos. E  o que resta da vida, se um homem não pode escutar o choro solitário de um pássaro ou o coaxo dos sapos em volta de uma lagoa á noite ?


                                                                                                              Chefe Seatle
                                                                                                                             -1855-

Trechos do manifesto do Chefe Seatle, respondendo em 1855 á resposta do então Presidente dos Estados Unidos, de compra das terras dos índios.
Esse manifesto é considerado como um dos mais profundos pronunciamentos a respeito da defesa do meio ambiente.

Tempo de Vida dos Animais (continuação)

                                                     INSETOS

Animal                                      Anos

Abelha Rainha                          4-5
Formiga Operária                     6
Formiga Rainha                        15
Vespa                                      1
                                                
                                                Meses

Abelha Macho                          4-5
Abelha Operária                       5-6                        
Gafanhoto                                 7-8

                                                Dias   

Bicho-da-Seda                        15
Môsca-das-frutas                     45-80

                                                Horas

Efêmera                                    20-22

                                              OUTROS ANIMAIS

Actínia                                       60-70
Aranhas                                     1-2    
Concha-Gigante                         60 
Minhoca                                     5-6
Ostras                                        15-20
Ostra Perlífera                             50 (100)
Sangussuga                                  20 (30)
Solitária                                       10-12

Tempo de Vida dos Animais

                                                   MAMÍFEROS

Animal                                 Anos

Asno                                   20 (30)                                                         
Baleia                                  30 (50)
Bisão                                   30 (50)
Bovinos                               17-25 ( 30) 
Cabra                                  17 
Cachorro                             15-18
Camelo                                20 (35)
Camundongo                       2-3     
Camurça                             20-30
Carneiro                              16
Cavalo                                 25 (40)
Chimpanzé                           20 (27)
Cobala                                 7-8
Coelho                                 7 (9)
Delfin                                   25-30 
Doninha                               6-8 (10)
Elefante                               100-120
Esquilo                                10-14
Foca                                    25-35
Gato                                    15-19
Gorila                                  20 (26) 
Hipopótamo                        30 (41)     
Javali                                   15-20 (30) 
Leão                                    20-25
Lebre                                   7-8
Lobo                                    16-20
Lontra                                  6-8
Macacos                               10-15
Morcego                               15 (21) 
Mula                                     30
Ouriço                                  3-5 
Pangolin                                30 (42)  
Porco                                   10-12
Raposa                                 15 (25)
Rato                                     4
Rinoceronte                           30 (47) 
Texugo                                  10-12  
Tigre                                      17
Toupeira                                 1 (3)
Urso-Branco                          20-25
Urso-Pardo                            30-40
Zebra                                     30

                                                  AVES

Águia                                      40 (95)
Andorinha                               8-9 
Arara                                       60
Avestruz                                   40
Cegonha                                   24 (40) 
Cisne                                        25-50 (170)
Condor                                    45 (52)
Coruja                                      27
Couja-Real                               40 (68)
Corvo-Imperial                         50 (69)
Falcão                                      40 (55)
Gaivota                                     25 (47)
Galo e Galinha                         15-20
Garça-Real                               50  
Gralha                                       8-9
Grou                                         50
Pardal                                      15 (20)
Pelicano                                    40 (52) 
Pingüim                                    30-35  
Pomba                                      20 (35)

Um de longevidade média revelou o seguinte entra algumas aves:

Anserídeos                              23
Ciconiformes                           21
Falconídeos                             24
Galináceos                               13
Larídeos                                  19
Passeriformes                           22
Pelicaniformes                          22

                                                  RÉPTEIS

Crocodilo                                80
Jibóia                                       23
Lagarto-Ocelado                     12
Pitão                                        30
Tartaruga das Galapágos          100-200
Tartaruga Palustre                     40 (120)
Víbora do Cabo                       6

                                                   ANFÍBIOS

Proteus                                   12-15  
Rã                                           8-10
Rã-Touro                                14-15
Salamandra                              15 (30)
Salamandra do Japão              30 (35) 
Sapo                                       20 (26) 
Tritão                                      15 (30)

                                                  PEIXES

Carpa                                      12
Enguia                                      20
Linguado                                  40 
Lúcio                                       40
Tubarão                                    25
Truta                                        20

Obs: A maioria dos peixes pequenos morre antes dos 12 anos.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Direitos dos Animais

Artigo 1°

 Todos os animais nascem iguais perante a vida e tem os mesmos direitos a vida.

Artigo 2°

1. Todo animal tem o direito a ser respeitado.
2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito ; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3. Todo animal tem o direito á atenção, aos cuidados e a proteção do homem.

Artigo 3°

1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis.
2. Se for necessário matar um animal, ele deve ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não prvocar-lhe angústia.

Artigo 4°

1. Todo animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio amibiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
2. Toda privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativo, é contraria a esse direito.

Artigo 5°

1. Todo animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crecser ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias de sua espécie .
2. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contraria a este direito.

Artigo 6°

1. Todo animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
2. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7°

Todo animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8°

1. A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é imcopativel com os direitos do animal, quer se trate de um experiencia médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação
2. As t´cnicas de substituição devem de der utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9°

Quando o animal é criado para alimentção, ele deve ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor

Artigo 10°

1. Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem.
2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11°

Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um contra a vida.

Artigo 12°

1. Todo o ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio. isto é , um crime contra a espécie.
2. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13°

1. O animal morto deve ser tratado com respeito.
2. As cenas de violência de que animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14°

1. Os organismos de proteção e de salvaguarda do animais devem estar representados a nível governamental.
2. os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

Os animais e os seres humanos

Os seres humanos utilizam os animais como fonte de alimentação como matéria-prima para confecção de diversos objeto e como meio de transporte. Existem também os animais de estimação, que são companheiros e amigos das pessoas.
A carne e o leite são alimentos provenientes do boi e da vaca. Com o leite fazem-se a manteiga, o queijo, o requeijão, o doce-de-leite e o creme-de-leite.
Outros animais como o frango, o carneiro, o peixe, o búfalo, o cavalo, a rã e o coelho também são fontes de alimentação para as pessosas.
O boi e o carneiro fornecem o couro para a confecção de roupas, sapatos, cintos e bolsas.
O cavalo, o boi e a mula ajudam no transporte de pessoas e carga. O cavalo e o boi são utilizados , também para arar a terra.

Alguns animais que podem prejudicar o ser humano

N anatureza há espaço suficiente para todos os animais, e cada um deles tem a sua função, a sua importancia na natureza.
Porém existem alguns animais que podem prejudicar as pessoas. É necessário, portanto, que você aprenda a proteger-se e a defender-se desses animais. Observe alguns deles:
-A cobra venenosa, através de sua mordida, pode levar uma pessoa á morte;
-O escorpião também possui uma picada venenosa, que pode matar se a pessoa não for socorrida a tempo;
-Muitas aranhas são venenosas. Tome muito cuidado ao andar em lugares onde há coisas velhas amontoadas: é o lugar preferido das aranhas;
-Alguns mosquitos transmitem doenças. Por isso, nunca deixe vasilhas com água. pois nesses locais os mosquitos põem seus ovos.

A reprodução dos animais

A reprodução é a capacidade que um ser vivo tem de dar origem a outro ser vivo da mesma espécie.
Os animais desenvolvem seus filhotes em ovos ou na barriga da fêmea.
Alguns animais que se desenvolvem dentro da barriga da mãe até o nascimento são o ser humano, o cachorro, o gato, o cavalo, o boi, o leão, a baleia e o golfinho.
Muitos animais desnvolvem-se dentro de ovos até o nascimento. Isso ocorre com os as aves, as tartarugas, os sapos, os jacarés e a maioria do peixes.

O avestruz é a ave que põe o maior ovo. O menor ovo é o do beija-flor.
Além de existirem ovos de diversos tamanhos, existem também ovos de vária cores.
A garça-cinzenta põe ovos azuis. Os ovos de uma ave chamada emu são pretos.Alguns sábias põem ovos de cor cinza. Mas também existem ovos brancos, marrons, ovos pintados, manchados, etc ...

Animais: a vida em movimento

Os animais são seres vivos. Eles nascem, crescem, reprodeuzem-se e morrem.
De acordo com o ambiente em que vivem, os animais podem ser classificados como animais terrestres ou animais aquáticos.

Animais terrestres são aqueles que vivem a maior parte de sua vida na terra. Exemplos: cachorro, gato, boi, cavalo, galinha,macaco, leão, borboleta, abelha, mosquito e minhoca.

Animais aquáticos são aqules que passam sua vida toda na água. Exemplos: tubarão, lambari, baleia, polvo e camarão.

Animais Nativos do Brasil

O conjunto das espécies de animai do Brasil forma a fauna brasleira. A nossa fauna é uma das mais variadas de toda a Terra: são centenas de espécies de mamíferos, milhares de espécies de peixes, aves e insetos, entre outras. Entra os animais que são encontrados no Brasil estão:
-Ouriço-preto
-Jacaré-de-papo-amarelo
-Papagaio-de-peito-roxo
-Sagüi-branco
-peixe-boi

Animais Nativos de Outros Países

Exeistem diversos animais que são encontrados em outra regiões o mundo e que não são encontrados no Brasil, a não ser em alguns Zoológicos ou Circos. Veja alguns deles:
-Rinoceronte
-Girafa
-Tigre
-Zebra
-Elefante

Alimentação dos Animais

O boi, o cavalo, o carneiro, o coelho, o veado, a girafa, e muitos outros animais alimentam-se de vegetais. Esse animais são chamados de herbívoros.
O leão, o lobo, a onça, o tigre, o jacaré e a foca são alguns dos animais que se alimentam de carne de outros animais. Eles são chamados carnívoros.
Os animais que se alimentam de vegetais e também da carne de outros animais são chamados onívoro. O macaco, o porco, o peixe, a galinha emuitos outros são onívoros. O ser humano é um animal terrestre onívoro. Terrestre pelo fato de viver na terra. Onívoro, pois se alimenta de vegetais e também da carne de outros animais.

Animais e seus Abrigos

Bem antes das pessoas construírem suas casas, os animais construíam suas casas ou procuravam algum tipo de abrigo.
 O guaxinim procura a toca para abrigar-se.
 O tatu escava a terra construindo um abrigo.
 Alguns pássaros constroem ninhos nas árvores, nos beirais e nos telhados, e outros preferem contruí-los no chão. Os esquilos constroem ninhos com pedaços de gravetos ou alojam-se em troncos ocos de algumas árvores. As colméias contruídas pelas abelhasservem de abrigo e depósito de mel.
O formigueiro é a casa das formigas. É o lugar onde elas guardam os alimentos, protegem-se e põem seus ovos.

Alguns animais que não se separam de suas casas:

As ostras são animais de corpo mole que vivem dentro de uma concha dura e forte.
O caracol também é um animal de corpo mole que carrega sua casa na costas.
A carapaça do cágado protege seu corpo inteiro. Quando há perigo, ele guarda a cabeça e a pernas na carapaça.

Animais Vertebrados e Invertebrados

Animais vertebrados

Os animais vertebrados são aqueles que possuem vértebras que formam a coluna vertebral.
Os animais vertebrados são classificado em: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.
 
Mamíferos: os mamíferos são animais vertebrados e alimentam-se do leite da mãe durante algum tempo após o nascimento. Uma outra característica comum a todos os mamíferos é a presença de pelos em seu corpo. A maior parte dos mamífero é terrestre. O ser humano, o cachorro, o gato e o cavalo são exemplos de animais mamíferos. As baleias e os golfinhos também são mamíferos, no entanto são animais aquáticos. Os pelos nesses animais são encontrados nas regiões próximas da boca.

Aves: as aves são animais vertebrados que nascem de ovos. Elas possuem bico, asas e o corpo coberto de penas. A galinha, o pato, o avestruz, o beija-flor, o ganso e periquito são alguns exemplos de aves.

Répteis: os répteis são animais vertebrados que geralmete nascem de ovos. Ele tem o corpo coberto de escamas, placas duras ou carapaças. Entre eles entcontramos as cobras, os jacarés, as tartarugas e as lagartixas.

Anfíbios: os anfíbios constituem a classe de animais vertebrados. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções. Alguns exemplos de anfíbios: rãs, pererecas, sapos e tirtões.

Peixes: os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros tranformados em barbatanas ou nadadeiras sustentados por rios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e na sua maior parte coberto por escamas.

Animais Invertebrados

Os animais invertebrados são aqules que não possuem vértebras. Esses animais são encontrados na água, na terra e até mesmo dentro do solo. Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos). Veja alguns exemplos de invertebrados :
Animais invertebrados que vivem na água
- Polvo
-Camarão
-Ouriço-do-Mar
Animais invertebrados que vivem na terra
-Besouro
-Gafanhoto
-Mosca
Obs: A minhoca é uma espécie de invertebrado que vive dentro do solo.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Climatologia : Cores no céu

Espetáculo natural de incomparável beleza, as auroras ocorrem em torno dos pólos magnéticos da Terra. São geradas pela atividade solar sobre a magnetosfera, camada que integra a exosfera. As auroras são constituídas de manchas e colunas luminosas de várias tonalidades. No Hemisfério Norte o fênomeno é chamado aurora boreal; No Hemisféria Sul, Aurora austral. São comumente visíveis no Alasca, no Canadá e nos países Escandinavos.

Os Ventos Solares

O sol emite continuamente e em todas as direções um fluxo de partículas eletricamente carregadas. Os gases quentes e ionizados conduzidos pelo campo magnético do Sol formam ventos solares que viajam pelo espaço a uma velocidade de cerca de 400km/s, atingindo a Terra em 4 ou 5 dias.

Como são Geradas

As auroras resultam do choque dos íons proveniente do Sol em contato com o escudo magnéticoda Terra. Apresentam diferentes cores conforme a altitude. São a evidência da função da magnetosfera que protege o planeta dos ventos solares.

1000 km
é a extensão que pode ter uma aurora. Vista do espaço, é como um círculo ao redor de um dos pólos magnéticos sa Terra.
10 a 20
minutos é a duração média do fenômeno.

bibliografia: Atlas visual de Ciências , Clima , Climatologia, Pag;16,17

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Climatologia .Camadas de ar

CAMADAS DE AR

O redor da superfície terrestre distribui-se uma massa de ar chamada atmosfera. Sua composição permite regular a quantidade e o tipo de energia solar que se dirige para a superfície terrestre. A atmosfera  também absorve energia emitida pela crosta terrestre, pelas calotas polares e pelos oceanos, entre outras superfícies do planeta. O nitrogênio é seu principal componente, entre outros gases, como o oxigênio, o dióxido de carbono e o ozônio. Esses gases de menor abundância e as partículas microscópicas suspensas no ar têm grande influência no clima da terra.

DINÂMICA ATMOSFÉRICA

A atmosfera é dinâmica, ou seja, está em constante movimento. As mudanças de temperatura e pressão provocam deslocamentos das massas de ar horizontal e verticalmente. Desse modo, massas frias e quentes recirculam continuamente entre os pólos e a zona do equador. Além disso, as condições do relevo terrestre - cadeias montanhosas, vales, planícies, etc. - determinam os percursos do ar. As relações estabelecidas entre os processos citados influenciam as condições  climáticas do planeta.

 FRENTES FRIAS E QUENTES

 A colisão de duas massas de ar com temperatura e umidade distintas provocam perturbações atmosféricas. A massa de ar quente, mais leve, é forçada para cima, enquanto o ar frio, mais pesado, ocupa seu lugar nas camadas inferiores da atmosfera. O movimento das massas de ar gera variações no clima. Por exemplo: á medida que o ar quente ascende, resfria-se, o que produz a condensação de vapor d'água e a formação de nuvens e precipitações.
A Frente Fria 
É aquela em que o ar frio, mobilizado pelo vento, desloca o ar quente, mais leve, para cima, carregando o na mesma direção. o vapor contido no ar forma as nuvens do tipo cúmulo: brancas, ascendentes e de grande densidade. A frente fria pode provocar uma queda de temperatura entre 5 e 15° C. Caracteriza-se pelos ventos violentos  e irregulares. Seu choque com a massa de vapor d'água ascendente provoca a formação de chuvas - se a condensação for rápida, pode originar granizo ou neve. Nos mapas climatológicos, as frentes frias são simbolizadas por uma linha azul com triângulos que assinalam o sentido de seu movimento.
A Frente Quente
É formada pela ação dos ventos. Uma massa de ar quente ocupa o lugar de outra massa de ar frio. Em razão do atrito com o solo, a massa fria, mais pesada , reduz sua velocidade junto a superfície. A frente quente  ascende e desliza por cima da massa fria com suave inclinação, gerando precipitações sobre o terreno em forma de chuva, chuvisco ou neve. Os ventos são relativamente suaves. Um dos primeiros indícios de uma frente quente é a presença de nuvens tipo cirro, cerca de 1.000 km a frente do centro de menos pressão. Depois se formam camadas de nuvens estratificadas  tais como cirros-estratos, alto-estratos e nimbus-estratos, ao mesmo tempo que cai a pressão

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Climatologia: Equilíbrio Global

A radiação solar é responsável por uma grande quantidade de energia que mobiliza um mecanismo extraordinário na TERRA denominado sistema climático. Os componentes desse complexo sistema são a atmosfera, a hidrosfera, a litosfera, a criosfera e a biosfera. Todos eles estão em permanente interação por meio do intercâmbiode materias e fluxo de enrgia. Os fenômenos climáticos e meteorológicos desde tempos remotos, do presente e do futuro são a expressão do funcionamento do sistema climático terrestre.

Atmosfera : é o ar que rodeia a Terra. Parte da energia proveniente do Sol é refletida, ainda na atmosfera, de volta para o espaço. Outra parte é absorvida ou refletida em forma de calor. O efeito estufa, fenômeno natural do planeta, contribui para reter o calor.

Hidrosfera: Toda a massa de água em estado líquidoque integra o sistema climático recebe o nome de hidrosfera. A maior parte da litosfera está coberta por água líquida.

Litosfera: É a camada mais superficial da crosta terrestre. Sua formação e desintegração geram mudanças na superfície que  refletem no clima. A formação de uma cordilheira, por exemplo, atua como barreira geográfica, modificando a circulaçãodas massas de ar.

Criosfera: Representa as regiões da Terra cobertas por gelo ou onde o solo e as rochas estão a temperaturas negativas (permafrost). A criosfera reflete quase toda a luz que recebe e intervém  na circulação oceânicaao regular sua temperatura e sua salinidade.

Biosfera: Os seres vivos (plantas e animais) têm influência no clima ao trocar energia com a atmosfera.

Plantas Curativas ( segunda parte )

Boldo

        O boldo é uma planta originária do Chile, encontrando-se também nos Andes argentinos. O caule aéreo, lenhoso e perene, alcança alguns metros de altura.
        Possui importantes propriedades curativas, as quai são eficazes no tratamento de enfermidades hepáticas e biliares. Empregam-se as folhas como específico para fazer desaparecer os calculos hepáticos (pedras no fígado0 e as anormalidades das vias biliares.
       No Chile, o boldo é considerado como aperitivo, degestivo, carminativo e diaforético. Combate a má digestão, fortificao estômago e os nervos. Combate a insônia, limpa as manchas da pele, especialmente as do rosto causadas por distúrbios do fígado.
       Usa -se o cozimento de boldo externamente para banhos e pedilúvios no combate ao reumatismo, hidropisia, afecções da pele, sífilis, blenorragia e outras enfermidades semelhantes.
       Emprega-se o uco das folhas e dos talos tenros, em gotas, nos casos de fortes dores de ouvido.

Carqueja

       Emprega-se, em formade chá, para combater anemia, cálculos biliare, diarréias, enfermidades da bexiga, do fígadoe dos rins, má digestão, má circulação do sangueicterícia e inflamação das vias urinárias e também no controle da diabete. 
       A carqueja também dá bons resultados em angina e inflamação de garganta, casos em que se fazem gargarejos com uma decocção da planta.

Girassol

      Arbusto de até 2 metros de altura, o girassol tem caule verde, flores amarelas, dispostas em redor de um disco grande, cuja face superior é toda recoberta de semntes oleaginosas.
      É uma planta muito útil. As sementes dão farinha para pão. Torradas, podem ser usadas como substituto do café. Comprimidas, dão um óleo que se pode empregar para fins culinários e em substituição ao óleo de linhaça, para preparar vernizes e tintas.
      Tanto as flores quanto as folhas podem ser usadas topicamente, amassadas, em contusões, esfoladuras, golpes, feridas e úlceras.

Hortelã 

      A hortelã é uma planta de 30 a 60 centímetros, ligeiramente aveludada.Haste ereta, quadrangular, avermelhada e ramosa. 
     Na hortelã estão reunidas, em elvado grau, as propriedades anti-espasmódicas, carminativas, estomaquicas, estimulantes e tônicas.
      Prescreve-se essa hortaliçacomo remédio na altura das vias digestivas, flatulências, timpanite (especialmente a de causa nervosa), calculos biliares, icte´rcia, palpitações, tremedeiras, vômitos (por nervosidade), cólicas uterinas e dismenorréia. 
      É um medicamento eficaz contra os catarros das mucosas e favorece a expectoração. 
      Aplica-se também o sumo, embebido em algodão, para acalmar as dores de dentes.
      As crianças que tem vermes intestinais, administra-se um chá de hortelã, para libertá-las dos parasitas que as atormentam.
      As mães que amamentam devem tomar esse chá, para aumentar a secreção de leite.

Continua....           

Climatologia: Soma de fatores

Fortes ventos e chuvas torrenciais

Entre 20 e 25 de setembro de 1998, o furacão Georges atingiu a região do Caribe, deixando milhares de pessoas desabrigadas.

Soma de Fatores

O vôo de uma borboleta no Brasil pode desencadear  um tornado no estado norte-americano do Texas. Esta hipótese baseada no chamado '' efeito borboleta'' ilustra o estudo realizado em 1972 pelo matemático e metereologista Edward Lorenz. Depois de se dedicar ao estudo da meteorologia, Lorenz procurou prever eventos climáticos que pudessem pôr em risco a vida das pessoas. O cientista já antecipava, há mais de 30 anos, uma preocupação que permeia a sociedade atual: as mudanças climáticas em larga escala. A atmosfera é um sistema tão complexo que os cintistas o definem como caótico. Qualquer prognóstico perde a validade rapidamente em virtude das condições do vento, do ingresso de uma massa de ar quente, de uma tempestade inesperada. Desse modo, as variáveis crescem geometricamente, e a realidade do dia seguinte pode não se mostrar igual a previsão anunciada na noite anterior. Na verdade, pode ser totalmente diferente: onde faria sol, chove e vice versa; onde a expectativa era de calor está frio, e assim por diante. Populações que vivem em zonas sujeitas a furacões ou tempestades tropicais, por exemplo, convivem com o temor do que pode acontecer de uma hora para a outra, já que se encontram vulneráveis as variações do tempo e do clima. Em grandes cidades, fortes chuvas repentinas são capazes de paralizar o trânsito, ameaçar contruções e causar transtornos para os habitantes. Por isso, é fundamental o aperfeiçoamento dos equipamentos utilizados para estudar o clima e monitorar os fenômenos metereológicos. O que a experiência demonstra é  que também se faz necessário aprender a conviver com tempestades, tornados, furacões, períodos de estiagem e outros eventos naturais, planejando com antecedência alternativas para amenizar seu impactos.

bibliografia: ATLAS VISUAL DE CIÊNCIAS.