terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Plantas Curativas ( segunda parte )

Boldo

        O boldo é uma planta originária do Chile, encontrando-se também nos Andes argentinos. O caule aéreo, lenhoso e perene, alcança alguns metros de altura.
        Possui importantes propriedades curativas, as quai são eficazes no tratamento de enfermidades hepáticas e biliares. Empregam-se as folhas como específico para fazer desaparecer os calculos hepáticos (pedras no fígado0 e as anormalidades das vias biliares.
       No Chile, o boldo é considerado como aperitivo, degestivo, carminativo e diaforético. Combate a má digestão, fortificao estômago e os nervos. Combate a insônia, limpa as manchas da pele, especialmente as do rosto causadas por distúrbios do fígado.
       Usa -se o cozimento de boldo externamente para banhos e pedilúvios no combate ao reumatismo, hidropisia, afecções da pele, sífilis, blenorragia e outras enfermidades semelhantes.
       Emprega-se o uco das folhas e dos talos tenros, em gotas, nos casos de fortes dores de ouvido.

Carqueja

       Emprega-se, em formade chá, para combater anemia, cálculos biliare, diarréias, enfermidades da bexiga, do fígadoe dos rins, má digestão, má circulação do sangueicterícia e inflamação das vias urinárias e também no controle da diabete. 
       A carqueja também dá bons resultados em angina e inflamação de garganta, casos em que se fazem gargarejos com uma decocção da planta.

Girassol

      Arbusto de até 2 metros de altura, o girassol tem caule verde, flores amarelas, dispostas em redor de um disco grande, cuja face superior é toda recoberta de semntes oleaginosas.
      É uma planta muito útil. As sementes dão farinha para pão. Torradas, podem ser usadas como substituto do café. Comprimidas, dão um óleo que se pode empregar para fins culinários e em substituição ao óleo de linhaça, para preparar vernizes e tintas.
      Tanto as flores quanto as folhas podem ser usadas topicamente, amassadas, em contusões, esfoladuras, golpes, feridas e úlceras.

Hortelã 

      A hortelã é uma planta de 30 a 60 centímetros, ligeiramente aveludada.Haste ereta, quadrangular, avermelhada e ramosa. 
     Na hortelã estão reunidas, em elvado grau, as propriedades anti-espasmódicas, carminativas, estomaquicas, estimulantes e tônicas.
      Prescreve-se essa hortaliçacomo remédio na altura das vias digestivas, flatulências, timpanite (especialmente a de causa nervosa), calculos biliares, icte´rcia, palpitações, tremedeiras, vômitos (por nervosidade), cólicas uterinas e dismenorréia. 
      É um medicamento eficaz contra os catarros das mucosas e favorece a expectoração. 
      Aplica-se também o sumo, embebido em algodão, para acalmar as dores de dentes.
      As crianças que tem vermes intestinais, administra-se um chá de hortelã, para libertá-las dos parasitas que as atormentam.
      As mães que amamentam devem tomar esse chá, para aumentar a secreção de leite.

Continua....           

Nenhum comentário:

Postar um comentário