CAMADAS DE AR
O redor da superfície terrestre distribui-se uma massa de ar chamada atmosfera. Sua composição permite regular a quantidade e o tipo de energia solar que se dirige para a superfície terrestre. A atmosfera também absorve energia emitida pela crosta terrestre, pelas calotas polares e pelos oceanos, entre outras superfícies do planeta. O nitrogênio é seu principal componente, entre outros gases, como o oxigênio, o dióxido de carbono e o ozônio. Esses gases de menor abundância e as partículas microscópicas suspensas no ar têm grande influência no clima da terra.
DINÂMICA ATMOSFÉRICA
A atmosfera é dinâmica, ou seja, está em constante movimento. As mudanças de temperatura e pressão provocam deslocamentos das massas de ar horizontal e verticalmente. Desse modo, massas frias e quentes recirculam continuamente entre os pólos e a zona do equador. Além disso, as condições do relevo terrestre - cadeias montanhosas, vales, planícies, etc. - determinam os percursos do ar. As relações estabelecidas entre os processos citados influenciam as condições climáticas do planeta.
FRENTES FRIAS E QUENTES
A colisão de duas massas de ar com temperatura e umidade distintas provocam perturbações atmosféricas. A massa de ar quente, mais leve, é forçada para cima, enquanto o ar frio, mais pesado, ocupa seu lugar nas camadas inferiores da atmosfera. O movimento das massas de ar gera variações no clima. Por exemplo: á medida que o ar quente ascende, resfria-se, o que produz a condensação de vapor d'água e a formação de nuvens e precipitações.
A Frente Fria
É aquela em que o ar frio, mobilizado pelo vento, desloca o ar quente, mais leve, para cima, carregando o na mesma direção. o vapor contido no ar forma as nuvens do tipo cúmulo: brancas, ascendentes e de grande densidade. A frente fria pode provocar uma queda de temperatura entre 5 e 15° C. Caracteriza-se pelos ventos violentos e irregulares. Seu choque com a massa de vapor d'água ascendente provoca a formação de chuvas - se a condensação for rápida, pode originar granizo ou neve. Nos mapas climatológicos, as frentes frias são simbolizadas por uma linha azul com triângulos que assinalam o sentido de seu movimento.
A Frente Quente
É formada pela ação dos ventos. Uma massa de ar quente ocupa o lugar de outra massa de ar frio. Em razão do atrito com o solo, a massa fria, mais pesada , reduz sua velocidade junto a superfície. A frente quente ascende e desliza por cima da massa fria com suave inclinação, gerando precipitações sobre o terreno em forma de chuva, chuvisco ou neve. Os ventos são relativamente suaves. Um dos primeiros indícios de uma frente quente é a presença de nuvens tipo cirro, cerca de 1.000 km a frente do centro de menos pressão. Depois se formam camadas de nuvens estratificadas tais como cirros-estratos, alto-estratos e nimbus-estratos, ao mesmo tempo que cai a pressão
Nenhum comentário:
Postar um comentário