A quantidade total de água no planeta - em forma líquida, sólida ou de vapor - é invariavel. Pórem, a água presente nos diversos ambientes - Oceanos, rios, lagos, nuvens, chuva, picos nevados ou pólos - está em constante movimento. Esse processo de recirculação é conhecida como o ciclo da água. Tem ínicio com a evaporação da água da superfície terrestre. O vapor d'água umedece o ar durante sua ascensão, resfria-se e condensa-se em forma de nuvens. Em seguida, as gotas d'agua precipitam-se de volta à superfície em forma de chuva, neve ou granizo até voltar a evaporar, fechando o ciclo.
Evaporação: com o calor do Sol, a água dos oceanos, rios, lagos e suérfícies congeladas esquente e transforma-se em vapor, carregando o ar de umidade. A evaporaçãoproveniente do solo úmido e da vegetação reforça o projeto. Em conseqüencia, formam-se nuvens.
Condensação: Para o vapor d'água condensar e formar nuvens, o ar deve conter núcleos de condensação, que permitem as moléculas de água formar microgotas. Para que exista condensação é necessário que a água esfrie.
Precipitação: O vento arrasta as nuvens para o continente. Quando o ar úmido esfria, condensa-se e cai como chuva, neve ou granizo.
Ciclo da água